Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM

Iniciativa Global para o Metano

PDFImprimirE-mail

A Iniciativa Global para o Metano é uma iniciativa multilateral que une interesses de diferentes setores para promover a recuperação e o uso do metano como fonte de energia limpa. Por engajar parceiros dos setores públicos e privados, esta iniciativa incorpora especialidades técnicas e financeiras, necessárias para o desenvolvimento de projetos. A GMI possui atuação em cinco áreas majoritárias de emissões de metano: agricultura, minas de carvão subterrâneas, aterros sanitários, esgoto municipal e sistemas de petróleo e gás natural. Um dos objetivos principais dessas parcerias é alavancar esforços entre instituições para sensibilizá-las quanto às oportunidades, expandir a disponibilidade do conhecimento e promover a captura e o uso do metano.


A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América (EPA) ocupa a presidência do Comitê Gestor do GMI e abriga o Grupo de Suporte Administrativo da Iniciativa, cuja função é coordenar e administrar as atividades da parceria visando apoiar atividades que promovam o desenvolvimento e a implantação de projetos de recuperação e uso do metano em países em desenvolvimento. Entre essas atividades incluem-se: enfrentar obstáculos específicos, do setor e do país, aos projetos; desenvolvimento de banco de dados e desenvolvimento institucional, assistência política, avaliações de viabilidades e demonstrações tecnológicas.


Em abril de 2010, em função da assinatura de carta de cooperação entre a Fundação Estadual do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais (FEAM) e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos da América (US EPA), a FEAM passou a integrar a GMI com foco no estudo e apoio a atividades relacionadas ao aproveitamento de biogás de aterros sanitários.


Como frutos desta parceria, até o momento foram concluídas duas avaliações preliminares para utilização e queima do biogás gerado nos aterros de Uberaba e Santana do Paraíso. Os resultados foram apresentados no “Workshop Internacional de Aproveitamento do Biogás de Aterros Sanitários e do Tratamento de Efluentes”, que buscou discutir junto aos municípios, entidades e sociedade em geral o potencial de utilização do biogás produzido nos aterros sanitários e nas estações de tratamento de efluentes para geração de energia.


Anexos:
Relatório de Avaliação Preliminar: Aterro Sanitário de Uberaba , Minas Gerais Brasil (.pdf 865 Kb)
Relatório de Avaliação Preliminar: Aterro Sanitário “Central de Resíduos do Vale do Aço” Santana do Paraíso, Minas Gerais Brasil (.pdf 1,07 Mb)

FEAM|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades